DANÇA CONTEMPORÂNEA

Introdução
Por Maristela Estrela

“Entre este um e outro ” trata-se de uma nova etapa de processo, que será realizado em dois módulos dentro do Curso Regular de Dança Contemporânea, orientado por mim.

Clara Gouvêa e Ilana Elkis, artistas e minhas parceiras de trabalho ministrarão essa nova etapa do curso, dando continuidade ao processo acerca de conteúdos somáticos imbricados à diversas práticas de dança e aprimorando o trabalho de base e de investigação.

Com o intuito de continuar esses estudos convidei Clara e Ilana, minhas parceiras no Núcleo Cinematográfico de Dança e no coletivo 16 Mulheres e 1/2 para elegeram um problema/situação a partir de experiências anteriores com o processo de “Entre este um e outro- primeiros estudos ” por mim concebido para o 16 Mulheres e 1/2 em 2013.

Dentro dos estudos do processo de "Entre este um e outro- primeiros estudos" nasceram dois solos coreográficos concebidos e dirigidos por Clara e Ilana, respectivamente: "Peso- Pedra-Saudade" e "Vestir-se". Estes solos foram realizados em processo colaborativo com os respectivos performers: Andréia Guilhermina e Petterson Costa. 

Esses estudos serão agora referência para o desenvolvimento desse novo processo que nomeie de "Entre este um e outro" e que se dará através de dois diferentes módulos. Em cada módulo os participantes desenvolverão pequenos solos ou núcleos coreográficos. Essas composições poderão ainda desdobrar-se em performance/intervenção/vídeo de dança, etc.

Módulo 1: "Peso- Pedra-Saudade" com Clara Gouvêa do Prado
De 05/08 à 07/10 - quartas das 20 às 22horas
Sala Crisantempo
 
Release Módulo 1:
Neste módulo de encontros de criação compartilharemos procedimentos e processos. Partindo da Janela Poética: Peso, a qual desenvolvi em 2013 dentro do grupo de estudos 16 mulheres e ½, coordenado por Maristela Estrela. No corpo o foco central estará em estudos sobre o Peso, na relação com a gravidade e as estruturas corporais, como também nas graduações do peso-firme ao peso-leve. Também tendo o objeto Pedra como elemento provocador de estados corporais, com referência no trabalho da artista plástica Ana Mendieta. E como terceiro elemento provocador uma “carta de saudade” escrita por cada um dos alunos-criadores. Para tanto, como conteúdos trabalharemos:
- Peso – peso firme ao leve;
- apoios nas estruturas corporais – experimentação, repertório e criação ;
- Princípios do contato improvisação – peso e contato;
- Respiração quente e fria: estados e qualidades corporais;
- Estudos de composição – imagem e objeto (Pedra);
- Estudos dança e texto – carta de saudade

Clara Gouvêa é bailarina, criadora e professora, pesquisa dança contemporânea, com foco na improvisação, na composição coreográfica, e no contato improvisação. Bacharel e licenciada em dança pela Unicamp. Teve como professores Alex Ratton, Holly Cravel, Julia Ziviane, Maristela Estrela, Tica Lemos, Cristiane Paoli Quito, Lu Favoreto, e participou de workshops com Lisa Nelson, Steve Paxton, Minako Seki, Ivone Rainer, Dudude Hermann, Daniel Lepkoff, Bonie Cohen, entre outros. Em janeiro de 2005 realizou uma residência no Coletivo La Vitrina em Santiago do Chile. Foi em 2005 no Estúdio Nova Dança que começou a profundar-se na linguagem da improvisação. Atualmente é integrante fundadora da Cia Damas em Trânsito e os Bucaneiros. Também participa como artista convidada da Balangandança Cia, onde pesquisa dança contemporânea para crianças, nos espetáculos Brincos & Folias, Dança em Jogo, álbum das figurinhas e Ninhos. Trabalhou também com Marta Soares na criação e interpretação do espetáculo Um corpo que não aguenta mais (2007). Em 2008 e 2011 trabalhou como intérprete criadora dos espetáculos Oversized e Attikotti sob direção de Alice K, inspirado no trabalho da coreógrafa e bailarina Anzu Furukawa. É intérprete-criadora do espetáculo O que resta de quatro do Núcleo Cinematográfico de Dança (2010/ 2012) e no espetáculo Blow Up vol 02 (2015). Durante 2013 e 2014 fez parte do grupo de estudos 16 mulheres e ½ coordenado por Maristela Estrela.
 
Módulo 2: "Vestir-se" com Ilana Elkis
De 14/10 à 16/12 - quartas das 20 às 22horas
Sala Crisantempo 

Release Módulo 2:

Esse módulo será desenvolvido a partir da Janela Poética: Vestir-se, qual desenvolvi em 2013 dentro do grupo de estudos 16 mulheres e ½, coordenado por Maristela Estrela. Nessa Janela trabalhamos conteúdos como: 

• Peso, 
• qualidades- articular- nervoso-sanguíneo- pele;
• Volume-tridimensionalidade- Pausa- Permanência 
• Estudo do Espaço – Entorno- Moldura- Camuflagem-
• Roupas como dispositivos de qualidades de movimento, assim como mediadores de uma idividualidade

 

Esse modulo de 10 (dez) encontros terá como ponto de partida a pergunta

Como, porquê, para quê e para aonde fazer um auto-retrato? 

Nesse pretende-se construir um processo criativo no qual os alunos desenvolverão partituras coreográficas individuais, norteadas por estudos de qualidades de movimento composição de imagens (pausas), e ainda, um estudo do entorno/espaço para criar relações significativas entre corpo e espaço.

 

Além do processo criativo as aulas iniciarão com um aquecimento em grupo, em que exercícios específicos serão trabalhados a partir da percepção das estruturas anatômicas de cada um. Nesse momento o objetivo é disponibilizar o corpo para o movimentotrabalhando a atenção para os alinhamentos ósseos e a ativação de camadas musculaturas mais profundas. Pequenas sequencias coreográficas pré-estabelecidas também serão trabalhadas a partir dos princípios de expansão e recolhimento, quedas, giros, entradas e saídas do chão; e etc. 

 

Aquecimentos voltados para o despertar dos sentidos antes das investigações criativas, também serão trabalhados.

 

Meu nome é Ilana Elkis e areferencias utilizadas nesse modulo serão construídas a partir da minha formação e experiência profissional em dança. Em relação aos conteúdos anatômico do corpo me pautarei na minha formação em Biologia no Mackenzie, que proporcionou conhecimentos anatômicos e fisiológicos do corpo, assim como contato e vivência com as técnicas somáticas aplicadas à dança no curso de Dança e Movimento da Universidade Anhembi Morumbi. Em ambas me formei em Bacharel e Licenciatura. Na faculdade de Dança tive contatos com princípios de técnicas como a de Klauss Vianna, Eutonia, Feldenkrais e Laban_ Bartenieff, entre outrasMe formei como instrutora de Pilates no CGPA, em 2012, aprimorando meus conhecimentos em biomecânicacadeias musculares e postura dinâmica, e atualmente, participo de um grupo de estudos de Feldenkrais coordenado por Matilda Nassif. Em relação aos conteúdos de dança me pautarei nos meus estudos de dança com professores como Mariana Muniz, Silvia Geraldi, Neide Neves, Maristela Estrela, Marina Caron, Diogo Granato e ainda com professores quais estudei na Austria e Alemanha como Corrine Lanselle(França) Francesco Scavetta (Itália), Ramus Ölme (Suécia), German Jáuregui (Espanha), Nicole Peisl (Alemanha), Thomas Plische e Kattrin Deuffert (Alemanha). Também trabalharei conteúdos a partir da minha experiência artística como professora, autora, criadora e intérprete. Sou autora dos trabalhos Restricto (2010) Plongée(2011), trabalho site-specific contemplado pelo Centro Cultural São Paulo. Realizei outros trabalhos site-specific como Entre Aberto (2013) e é Só Faixada (2013) com o Núcleo Aqui Mesmo, e Um Solo de muitos Caminhos no CCSP (2010). Há quatro anos sou parceira artística do Núcleo Cinematográfico de Dança quais realizei os trabalhos Descabido, Ainda quer que seja, Blow-up Vol 1 e Vol2 (lado A e lado B); e há dois anos trabalho com o Silenciosas+Gtaime quais realizei trabalhos como Dançando na Cidade, Pessoal Intransferível e Stardust. Atualmente ministro aulas de Pilates em estúdio e sou professora  de Dança no Espaço. www.ilanaelkis.wordpress.com.br

 


 

MARISTELA ESTRELAFormada em Dança pela Universidade Anhembi Morumbi. Profissional desde 1989, passou por importantes escolas e mestres em São Paulo que dedicavam-se a somar arte e ciência como suporte à formação do criador-intérprete. Integrou como criadora-intérprete as cias: Cia. Oito Nova Dança (de 2001 à 2012) e a Cia. Perdida com direção de Juliana Moraes (entre 2007 e 2009). É parceira da Balangandança Cia. (desde 2006) onde pesquisa a dança contemporânea para crianças. É diretora e criadora-intérprete do Núcleo Cinematográfico de Dança www.cinedanca.com

Entre 2002 e 2006 realizou pesquisa para o ensino e criação da dança no Estúdio Nova Dança em São Paulo. Desde 2007 dá continuidade a essa pesquisa na Sala Crisantempo, em São Paulo.

É orientadora do 16 Mulheres e 1/2- grupo de estudos em dança Contemporânea desde 2002 pelo Núcleo Cinematográfico de Dança. http://16mulheresemeia.blogspot.com.br

 

Horários clique aqui

Valores:

QUANTIDADE MENSAL SEMESTRAL* AVULSA
1X por semana R$ 215,00
R$ 195,00
cada mês
R$ 70,00

* Para o plano semestral, deverá ser deixado cheques pré-datados.

Formas de Pagamento: Cheque, Dinheiro e Cartão de Débito.

<< Voltar